"A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas, subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresas que não requeiram dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias. Deve evidenciar o total de despesa deduzido da receita, apurando-se, assim, o lucro sem destacar os principais grupos de despesas.
A DRE completa, exigida por lei, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucro, destaque dos impostos etc.[...]"
Calcular a DRE é importante, pois seu resultado entra na soma do Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial como Lucro ou Prejuízo do Exercício.
Exemplo de uma DRE, podendo-se comparar 5 anos diferentes do exercício.
Referência Bibliográfica:
Marion, JC. Demonstração do Resultado do Exercício. In: ______. Contabilidade Básica 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. p. 98
Nenhum comentário:
Postar um comentário