quarta-feira, 21 de maio de 2014

Diversificando...

Só para descontrair...

    Um contador estava lendo a história da Cinderela para sua filha de quatro anos. A pequena estava fascinada com a transformação da abobora em uma carruagem de ouro. 
    “Pai, ela pergunta, quando a abobora é transformada ela é classificada em resultado ou ativada?”



...rsrsrs

domingo, 18 de maio de 2014

Exercícios de fixação

Ao levantar o seu Patrimônio, uma empresa apurou os seguintes valores: 

         Bens $23.000
     Direitos $31.000
Obrigações $42.000
 

1) O Ativo da empresa totaliza: 
a) $23.000
b) $31.000
c) $42.000
d) $54.000
e) $12.000
 

2) O total do Passivo da empresa é: 
a) $54.000
b) $12.000
c) $42.000
d) $30.000
e) $15.000
 

3) O Patrimônio Líquido da empresa importa em: 
a) $12.000
b) $36.000
c) $30.000
d) $25.000
e) $41.000
 

4) O Passivo exigível é igual a: 
a) $10.000
b) $36.000
c) $42.000
d) $23.000
e) $31.000
 

5) Na elaboração do Balanço Patrimonial da empresa, o Passivo totaliza: 
a) $10.000
b) $31.000
c) $42.000
d) $23.000
e) $54.000


Para Conferir a resposta e outros exercícios mais, Clique aqui.

Gestão Contábil: ferramenta imprescindível

Primeiramente, explicando sobre a Gestão Contábil, ou Contabilidade Gerencial; ela fornece informações para administradores, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão. Ela também serve para fazer uma conexão entre ações conjuntas dos gerentes de uma entidade e a lucratividade da mesma, para que decisões possam ser tomadas. A Contabilidade Gerencial nada mais é do que um dos ramos da própria Contabilidade, porém não está tão sujeita a regras que seriam aplicadas ao todo.
A Gestão Contábil tem como função de se chegar a um controle eficaz dentro de uma empresa, acompanhar as atividades da mesma e organizar seu sistema gerencial, permitindo a empresa conhecer fatos ocorridos e seus resultados.
A contabilidade geral fornece informações para a contabilidade de gestão, para que os gerentes possam avaliar o desempenho dos negócios da empresa. Esta avaliação envolve  qualidade, viabilidade, preço, custo e a rentabilidade de um serviço, produto ou atividade.
E de que forma essa contabilidade de gestão pode trabalhar?
Através da gestão contábil, pode-se detectar se um determinado produto na linha de produção está alterando o resultado final. Esta avaliação feita através das informações produzidas para saber se é viável continuar a produzir este produto. Ela tanto serve para avaliar um produto como também para avaliar o desempenho de uma unidade operacional, por exemplo, uma fábrica ou uma filial, visando sua eficiência e sua rentabilidade. Para isso as informações tem que ser precisas e atualizadas.
Quais são as ferramentas utilizadas pela gestão contábil?
Utilizar as ferramentas adequadas irá proporcionar uma boa análise, otimizando o resultado nas diversas áreas da empresa. Dentre essas ferramentas podemos destacar:
1-    Balanço Patrimonial (BP);
2-    Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
3-    Demonstração do Fluxo de Caixa;
4-    Orçamento Empresarial;
5-    Análise dos Índices Econômicos e Financeiros;
E como utilizar essas ferramentas?
O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente uma determinada data a posição patrimonial e financeira da empresa.
A DRE demonstra as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
O fluxo de caixa demonstra as entradas e saídas de caixa da empresa em um determinado período.
O orçamento empresarial é um demonstrativo feito para realizar no ano seguinte.
A Análise de índices serve para levantar informações a respeito da situação financeira e econômica da empresa para a tomada de decisões.
Conclui-se então que a Gestão Contábil é indispensável para o bom gerenciamento e futuro da empresa, a qual não sobrevive sem essa ferramenta. Alguém tem que tomar conta para que tudo corra de maneira certa.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Análise Contábil

    A Análise Contábil é feita para avaliar a situação e o progresso de uma entidade. A análise constitui-se de 4 etapas:
  • Escolha dos indicadores;
  • Comparação com padrões;
  • Conclusão e diagnóstico;
  • Tomada de decisão.
    Existem 2 métodos de Análise:
  • Análise Vertical, que determina o peso de cada conta em relação ao todo;
  • Análise horizontal, compara vários exercícios (anos contábeis em que a entidade funciona).  
    Há um terceiro método de análise diferenciado, a Análise por Quocientes, que leva em conta a liquidez, o endividamento, a rentabilidade e a estrutura de uma entidade.


Aqui vemos um exemplo de análise contábil a ser feita da Empresa BB&M. LMTA entre dez/2008 - dez/2009


Aqui temos a análise já feita.


    Para análise vertical, calculamos:  CONTA : TOTAL DO GRUPO X 100
Por exemplo: vamos calcular o Ativo Circulante de DEZ/08:  19.058 : 42.171 = 0,4519 X 100=45,2%

    Para análise horizontal, calculamos: (ANO ATUAL : ANO ANTERIOR) X 100
Por exemplo: vamos calcular a diferença do Passivo Circulante entre 2009 e 2008:
    25.290 : 19.628 = 1,288 X 100 = 128,8

    Espero que tenha ficado claro para todos como se faz a Análise Contábil de uma entidade, até a próxima!


Referência Bibliográfica:
Santana, R. Análise de Balanços. Slideshare. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/regsan/aula-4analiseverticalehorizontal> Acesso em: 16 mai 2014


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Material de Consulta

Aqui aconselho a você que deseja se aprofundar um pouco mais no tema Contabilidade e que se dispõe a procurar em livros e sites.

Primeiramente indico o livro "Contabilidade Básica 10ª Edição", de José Carlos Marion, editora Atlas. Este livro contém informações básicas para se começar a apreender sobre contabilidade. Ele possui informações bem exemplificadas e vários exercícios para treinar. Além de tudo, este é o livro indicado para acompanhamento do meu curso de contabilidade.


    Para você que já está procurando uma aprendizagem mais formal, indico o "Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (Aplicável às Demais Sociedades)" da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Autorais e Financeiras, FEA/USP), escrito por Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins e Ernesto Rubens Gelbcke, Editora Atlas. Este manual contém todas as informações básicas, porém de uma forma mais completa sobre a contabilidade.


*Para livros, é sempre recomendada a última edição, pois os termos contábeis podem sofrer mudanças, e os mesmos sempre estarão atualizados a medida que uma nova edição é lançada.


Como Atualmente o método de aprendizagem está bastante tecnológico e avançado, é importante utilizar a internet como meio de aprendizagem;
Por isso indico este fórum na internet com o tema de "Contabilidade para iniciante" onde você poderá postar suas dúvidas e será respondido por profissionais de contabilidade do Brasil inteiro. Acesse o link: /Contabilidade Para Iniciantes- Fórum

Neste site está explicando de modo detalhado sobre o Balanço Patrimonial e como ele é feito, parte por parte.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

F.A.Q.

Estão aqui esclarecidas algumas das principais dúvidas quando o assunto é contabilidade.

  1. Todos os tipos de negócio precisam da Contabilidade?                                                                 Sim! É importante que todos os negócios , independentemente de seu tamanho, façam sua contabilidade para saber se o seu negócio está indo bem ou não, ou seja, se está lucrando ou endividando.
  2. O que são os Pilares da Contabilidade?                                                                                         Os Pilares são regras contábeis básicas que se dividem em duas teorias diferentes: a Entidade Contábil, que é uma pessoa para quem é mantida a Contabilidade; e a Continuidade da empresa, que é o pressuposto que a empresa é algo em andamento e funcionará por tempo indeterminado.
  3. Quem são os profissionais contábeis?                                                                                                São dois, o Técnico em contabilidade, aquele que cursou Contabilidade em nível técnico; e o Contador, aquele que cursou Contabilidade em um curso superior.
  4. Qual a relação entre DRE e BP?                                                                                                 O resultado apurado pela DRE, seja ele lucro ou prejuízo, é adicionado ao Patrimônio líquido no BP.
  5. Por que é utilizado o termo Balanço?                                                                                           Este termo é utilizado para representar que os dois lados da balança devem estar em equilíbrio, e na Contabilidade, esses dois lados são representados pelo Ativo do lado esquerdo e o Passivo + Patrimônio Liquido do lado direito, estando sempre equilibrados.
  6. Quais e o que são os Princípios Contábeis?                                                                                               São princípios que regem a contabilidade. São eles: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Competência e Prudência.
  7. Quando surgiu a Contabilidade e quando ela veio para o Brasil?                                                        A Contabilidade surgiu a cerca de 2000 a.C. e veio para o Brasil em meados de 1770, porém somente em 1870 que ocorreu a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil.

Demonstração do Resultado do Exercício

"A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses.  É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas, subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).

    A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresas que não requeiram dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias. Deve evidenciar o total de despesa deduzido da receita, apurando-se, assim, o lucro sem destacar os principais grupos de despesas.

    A DRE completa, exigida por lei, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucro, destaque dos impostos etc.[...]"

    Calcular a DRE é importante, pois seu resultado entra na soma do Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial como Lucro ou Prejuízo do Exercício.


Exemplo de uma DRE, podendo-se comparar 5 anos diferentes do exercício.

Referência Bibliográfica:

Marion, JC. Demonstração do Resultado do Exercício. In: ______. Contabilidade Básica 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. p. 98

Balanço Patrimonial - Uma Introdução e Grupo de Contas


Introdução

"O Balanço Patrimonial é o mais importante relatório gerado pela contabilidade. Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada.

    O Balanço Patrimonial é dividido em duas colunas: a do lado esquerdo é denominada Ativo, a do lado direito Passivo. O ideal seria denominar a segunda coluna Passivo e Patrimônio Líquido.        Entretanto, a Lei das Sociedades por Ações apresenta apenas o termo passivo.
    Denominar a coluna da esquerda Ativo e a da direita Passivo é mera convenção. [...] Há países em que ocorre justamente o contrário: coloca-se o passivo no lado esquerdo e o ativo no lado direito."

Representação do Patrimônio


"O termo Ativo pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz, que gera riqueza.
O termo Passivo, ao contrário, dá uma ideia de negativo, dívidas, obrigações."    

Grupo de Contas

    "Colocando-se todas as contas de forma desordenada, ainda que respeitando as noções de passivo e ativo, somando-se caixa com máquinas, duplicatas a receber com veículos e assim por diante, haveria muita dificuldade para interpretar e analisar o balanço.
    Essa é a razão por que se devem agrupar contas de mesmas características, de mesma natureza: facilitar a leitura do balanço.
    É coerente somar o dinheiro em que caixa com o dinheiro depositado em bancos, pois ambos caracterizam o dinheiro disponível para a empresa; agrupar máquinas, veículos e equipamentos também tem significado, pois são bens de vida útil longa, não à venda; da mesma forma, é compatível agrupar, no passível, salários a pagar, fornecedores e impostos a pagar, pois são contas que serão liquidadas (pagas) a curto prazo. Assim é que se procede para agrupar contas de natureza semelhante."

A legislação brasileira estabelece dois grupos de contas para o ativo (Circulante e não      Circulante) e três grupos de contas para o passivo e patrimônio líquido (Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido).                                                                                             


Balanço Patrimonial da Prefeitura Municipal de Jerez, onde apresenta os grupos de contas explicados acima.

Referências Bibliográficas:

MARION, JC. Balanço Patrimonial: Uma Introdução. In: ______. Contabilidade Básica 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. p. 56

MARION, JC. Balanço Patrimonial: Grupo de Contas. In: ______. Contabilidade Básica 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. p.66

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Alguns conceitos importantes...

  Para começar a introduzir sobre a contabilidade, é importante que sejam apresentados aqui alguns dos termos mais comumente utilizados nessa área.
Começando pelo mais importante,
  • o que é contabilidade

Muitos até definem como um tipo de bruxaria, mas não passa de uma ciência social que toma decisões dentro e fora de uma empresa.
Eu sei né, parece ser muito mais simples do que parece, porém não se deve subestimá-la tão rapidamente. Vários outros termos são importantes para explicar a contratilidade como um todo.

  • A Pessoa Física é um simples indivíduo, qualquer ser humano é considerado uma pessoa física. Já a Pessoa Jurídica é um ser abstrato, constituído legalmente através de um contrato, formado por duas ou mais pessoas, como uma empresa, por exemplo.
São para as Pessoas Físicas e Jurídicas que a contabilidade é mantida

  • Os Bens de uma empresa são coisas de que dispõe uma pessoa ou empresa para atingir seus fins, como por exemplo, veículos, móveis, materiais de escritório e até mesmo uma patente. Os Direitos são o poder de exigir alguma coisa, como valores, títulos e contas a receber, por exemplo. As Obrigações são dívidas com outras pessoas.

  • Já o Patrimônio expressa o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa, e o Patrimônio líquido é o que sobra para seu proprietário após somar os bens e direitos e subtrair as obrigações. (Bens + Direitos - Obrigações)

  • O Balanço Patrimonial (ou BP) demonstra a situação financeira de uma empresa, que é calculado pelo Ativo, que é o conjunto de bens e direitos de uma empresa, os itens positivos do patrimônio, o Passivo, que são as obrigações de uma empresa e por último o Patrimônio Líquido já explicado acima.


  • A Demonstração do Resultado do Exercício (ou DRE) indica o resultado (seja ele lucro ou prejuízo) que a empresa teve no ano. É levado em conta a Receita que é o ganho obtido através de vendas e a Despesa que é um sacrifício para se obter Receita.

  • E para encerrar, temos a Análise Contábil tem como finalidade Comparar valores registrados no BP e na DRE de dois anos diferentes de uma empresa.



Este é o Caduceu, o símbolo da Contabilidade.


  • Bônus: Azienda: palavra em italiano que significa Empresa ou Fazenda


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bem Vindo

 Olá caro leitor,

Você deve estar se perguntando o por que deste blog ter sido criado, certo?
Bem, como princípio de tudo, pretendo explicar de um modo bem convencional e simplificado do que significa Contabilidade e provar que não é qualquer tipo de bruxaria. 

Com um pouco de esforço e interesse, até você que nunca ouviu falar de contabilidade, pode entender e talvez até se interessar por essa ciência social.


Neste blog também comentarei um pouco da influência da contabilidade no Comércio Exterior, já que esse é o objetivo do meu curso.